segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Projeto Piauí-Janela aberta para o Mundo participa do registro da Procissão de São Francisco de Assis: a maior de Parnaíba

No dia 04 de outubro de 2014 foi realizada em Parnaíba a procissão de São Francisco de Assis. A escola municipal Comendador Cortez viabilizou através do Projeto Piauí - Janela aberta para o Mundo, a participação de dois de seus alunos, para fazer o registro fotográfico deste grande evento religioso e cultural da cidade. A referida procissão contou com o acompanhamento de mais de 70 mil fiéis, segundo os números, mostrando sua relevância no contexto das manifestações religiosas do estado do Piauí.

A valorização das celebrações, rituais e festas religiosas, sejam elas católicas, afro-brasileiras ou indígenas, convergem com a Recomendação para salvaguarda da Cultura tradicional e popular e a Convenção para salvaguarda do Patrimônio imaterial pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). No ano 2000, foi ratificado no Brasil o decreto-lei que regulamenta ações de identificação e patrimonialização dos bens culturais considerados referências para a identidade nacional, e que pudessem assegurar a permanência e o reconhecimento de práticas e saberes fundamentais para a vida de determinadas comunidades. Sendo o IPHAN, a instituição responsável pelo desenvolvimento destas políticas.

As procissões encontram-se no livro de tombo das celebrações, que incluem os rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social.

Como um projeto interdisciplinar de Educação Patrimonial, almejamos fazer ainda mais pela escola e comunidade parnaibana, na promoção de seus valores, artes, crenças, saberes, técnicas, danças, festas, e tudo que envolve os modos de vida típicos de cada cultura.



Confira o vídeo de reportagem da TV Costa Norte: https://www.youtube.com/watch?v=sP51VYZPES8

Nenhum comentário:

Postar um comentário