terça-feira, 2 de julho de 2013

Projeto: Piauí - Janela aberta para o Mundo trabalha em prol do reconhecimento dos saberes e fazeres da sociedade








O PROJETO PIAUÍ – JANELA ABERTA PARA O MUNDO E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Na quarta-feira, 26/06, o projeto Piauí – Janela aberta para o mundo, contemplando à valorização e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial de nosso estado, levou até os alunos da escola municipal Comendador Cortez, toda a arte, vocação e tradição do Boi Novo Fazendinha.

Os discentes e profissionais presentes puderam experiencizar a manifestação de um folclore que está diretamente interligado a sua cultura. O sentido e o sentimento de pertencimento, logo, fora perceptível, ao ser capturado pela receptividade, participação e olhar atento de toda a escola.

O bumba meu boi é uma dança típica do Nordeste brasileiro e está inserida no contexto do folclore popular do Brasil. A trama gira em torno da morte e ressurreição do boi. Culturalmente, é nos folguedos que as apresentações da dança atingem o seu ápice. A tradição do bumba meu boi está relacionada à História do Brasil, pois sua origem remonta ao século XVII, período em que se deu a colonização do interior do nordeste, a partir do Ciclo econômico do Gado.

De acordo com a lenda, Catirina, escrava grávida e esposa de Pai Francisco, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda e mais estimado de seu senhor. Para satisfazer a vontade de sua amada esposa, Pai Francisco mata o tão prodigioso boi, restando ao barão convocar os curandeiros e pajés para ressuscitar o animal.

No período dos folguedos, já são tradicionais as apresentações do bumba meu boi em nossa escola. Ressalte-se as belíssimas e cada vez mais ricas apresentações anuais do bumba meu boi, por nossos educandos (sempre com o “dedo”, o empenho e criatividade da professora Suzana), atores protagonistas de sua própria arte.

O BOI NOVO FAZENDINHA

Parabenizamos a todos os amigos do grupo Boi novo Fazendinha pela colaboração que deram à nossa escola. Agradecimentos especiais ao sr. Honorio e a Aline Bruno, que são os organizadores daquele que é o mais exuberante bumba meu boi da cidade de Parnaíba. Para acessar as fotos e conhecer melhor o espetáculo cultural do Boi Novo Fazendinha, acesse ao seguinte endereço:

O IPHAN E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Nesses artigos da Constituição, reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O Patrimônio  Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. É apropriado por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." Esta definição está de acordo com a Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em março de 2006.  
Para atender às determinações legais e criar instrumentos adequados ao reconhecimento e à preservação de Bens Culturais Imateriais, o IPHAN coordenou os estudos que resultaram na edição do Decreto nº. 3.551, de 04/08/2000 - que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - e consolidou o Inventário Nacional de Referências Culturais (INCR). 
Em 2004, uma política de salvaguarda mais estruturada e sistemática começou a ser implementada pelo IPHAN a partir da criação do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI). Os princípios, ações e resultados da política de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil  podem ser consultados no  documento Os Sambas, as Rodas, os Bumbas, os Meus e os Bois.

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