sábado, 30 de novembro de 2013

CULMINÂNCIA DO PROJETO - PIAUI: JANELA ABERTA PARA O MUNDO 2013 - UMA VIAGEM-PESQUISA INESQUECÍVEL AO DELTA DO PARNAIBA

No dia 20 de novembro de 2013, a Escola Municipal Comendador Cortez, representada por quatro professores (incluindo seu diretor, professor Roberto Carlos, e o autor e executor do projeto, professor Ismar), além de sete de seus alunos, esteve em uma aula-passeio ecoturística no Delta do Parnaíba.

Esta atividade, que visava acima de tudo o conhecimento geográfico e biológico daquele que é o único delta em mar aberto das Américas, foi proporcionada pelo Projeto - Piauí: Janela aberta para o Mundo, e veio a premiar aqueles alunos que obtiveram maior êxito e rendimento qualitativo-quantitativo nas disciplinas, projetos e demais exigências do programa pedagógico escolar anual. (Além da democracia, a meritocracia é também uma das diretrizes deste projeto).



Após percorrer aproximadamente 1500 km em seu percurso rumo ao oceano Atlântico, o rio Parnaíba (o velho monge piauiense) elenca o seu espetáculo e deságua em um caudaloso delta, transportando vida e esculpindo através de suas ramificações uma das maiores, mais belas e incríveis obras geológicas da natureza.

Além do grandioso Delta do Parnaíba, somente os deltas dos rios Nilo e Mekong desaguam diretamente em mar aberto. 

O Delta do rio Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas.

Localizado entre os estados do Piauí e do Maranhão, este ecossistema de mais de 1400 km de extensão, apresenta cinco braços que formam um arquipélago com mais de 80 ilhas que constituem uma das mais ricas e exuberantes paisagens do planeta.

FOTOS DAS PAISAGENS











FOTOS DOS ALUNOS E PROFESSORES NO DELTA








O cenário é deslumbrante, composto por dunas móveis e fixas, mangues abundantes em espécies de caranguejos, igarapés, praias, lagoas interdunares e ilhas fluviais e marítimas. Nas suas florestas ou matas ciliares, a vastidão de uma natureza repleta de uma rica e maravilhosa fauna. Como não se encantar e se apaixonar ao ver o macaco-prego em seu “voo” de um galho a outro nas arvores da floresta? imagine então assistir a cintilante “apresentação do teatro” da arrevoada dos guarás! É simplesmente fantástico!

Parabéns a todos os que fazem a Escola Comendador Cortez! Afinal, este patrimônio pertence a todos nós, e mesmo tão perto, muitas escolas (a maioria delas) ainda não o exploraram como fonte de saberes, de consciência ambiental e de inesgotáveis relações e práxis sociais-espaciais.

Abaixo, disponibilizamos links de excelente vídeo do Delta do Parnaíba na reportagem do Globo Repórter!




Nenhum comentário:

Postar um comentário