quarta-feira, 19 de junho de 2013

Projeto - Piauí - Janela aberta para o Mundo. Atividades referentes à semana do meio ambiente, integradas ao subprojeto - Litoral Piauiense; Turismo e sustentabilidade

Na semana em que se comemorava do dia do meio ambiente, a escola Comendador Cortez contou mais uma vez com a relevante participação de seus professores e alunos. Nesta oportunidade, os Projetos Piauí – janela aberta para o mundo (coordenado pelo professor geógrafo Ismar Castro) e Agricultura Limpa (direcionado pela professora bióloga Bruna Brito) foram integrados, visando melhor atender, estimular e significar os trabalhos a serem desenvolvidos.

Nosso foco estava baseado no contexto da agricultura orgânica, do consumo sustentável e da consciência ambiental cotidiana do indivíduo. A aplicabilidade dos saberes ambientais se deu através de aulas teóricas e práticas, exposições e palestras, além das apresentações individuais e coletivas dos educandos.

Foram feitas pelos alunos, exposições de alimentos produzidos na horta da escola e apresentações de temáticas como: a problemática do lixo e o papel global desempenhado pelas conferências ambientais de 1992 (ECO 92) e de 2012 (Rio+20) no Brasil.

Os educandos e a comunidade também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com o professor Ismar Castro, rememorando a importância mundial da data (o dia do meio ambiente) e refletindo sobre a forma acelerada e degradante pela qual o homem se apropriou da natureza (a partir do século XIX), atribuindo a ela valores calcados na lógica da economia; desapropriando do ambiente natural a sua essência de lugar e base de desenvolvimento da vida social. O professor, também reiterou a nossa condição (biológica) como “seres naturais” e “parte da natureza”, constituindo uma “sociedade auto dependente do seu estado natural de equilíbrio”. A conclusão final é a de que a sustentabilidade econômico-ambiental e a preservação e conservação patrimonial da biodiversidade, somente ampliará seus horizontes, a partir do momento que cada indivíduo da sociedade passe a reconhecer-se e ser reconhecido como parte deste processo, tomando consciência de suas responsabilidades cotidianas, fundamentais para a manutenção do meio ambiente e da vida na Terra.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário