Na semana em que se comemorava do
dia do meio ambiente, a escola Comendador Cortez contou mais uma vez com a
relevante participação de seus professores e alunos. Nesta oportunidade, os
Projetos Piauí – janela aberta para o mundo (coordenado pelo professor geógrafo
Ismar Castro) e Agricultura Limpa (direcionado pela professora bióloga Bruna
Brito) foram integrados, visando melhor atender, estimular e significar os
trabalhos a serem desenvolvidos.
Nosso foco estava baseado no
contexto da agricultura orgânica, do consumo sustentável e da consciência ambiental
cotidiana do indivíduo. A aplicabilidade dos saberes ambientais se deu através de aulas teóricas e
práticas, exposições e palestras, além das apresentações individuais e
coletivas dos educandos.
Foram feitas pelos alunos, exposições
de alimentos produzidos na horta da escola e apresentações de temáticas como: a
problemática do lixo e o papel global desempenhado pelas conferências
ambientais de 1992 (ECO 92) e de 2012 (Rio+20) no Brasil.
Os educandos e a comunidade também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com o professor Ismar Castro, rememorando a importância mundial da data (o dia do meio ambiente) e refletindo sobre a forma acelerada e degradante pela qual o homem se apropriou da natureza (a partir do século XIX), atribuindo a ela valores calcados na lógica da economia; desapropriando do ambiente natural a sua essência de lugar e base de desenvolvimento da vida social. O professor, também reiterou a nossa condição (biológica) como “seres naturais” e “parte da natureza”, constituindo uma “sociedade auto dependente do seu estado natural de equilíbrio”. A conclusão final é a de que a sustentabilidade econômico-ambiental e a preservação e conservação patrimonial da biodiversidade, somente ampliará seus horizontes, a partir do momento que cada indivíduo da sociedade passe a reconhecer-se e ser reconhecido como parte deste processo, tomando consciência de suas responsabilidades cotidianas, fundamentais para a manutenção do meio ambiente e da vida na Terra.
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