Em mais atividade do Projeto –
Piauí – janela aberta para o mundo, os alunos da Escola Municipal Comendador
Cortez puderam apresentar aos seus colegas, professores, demais profissionais
da educação e convidados presentes, um rico acervo cultural, expresso nas
artes, na dramaturgia, na filosofia, na literatura e na música. As atividades
são referentes ao subprojeto: Piauí que pensa e estuda – Filosofia e literatura piauiense integradas a escola.
Queremos dar ênfase a atitude, o
protagonismo e autonomia demonstrada pelos educandos ao longo do trabalho
realizado entre os meses de março a maio, no qual o empenho e a coletividade
foram essenciais para o êxito, culminando com o fechamento brilhante de nosso
primeiro subprojeto do ano de 2013.
Dentre o grupo de apresentações,
ocorreram, entre outras, a recitação de poesias de importantes poetas
piauienses e nacionais, a declamação de pensamentos e ideias filosóficas
produzidas pelos alunos da escola, além de musicais entoados e peças teatrais.
Os trabalhados contaram com a colaboração mútua dos alunos do 6º ao 9º ano.
Visamos também, interdisciplinarizar
os conteúdos, fazendo um paralelo entre o teatro, a poesia e a literatura, com
a História da ditadura no Brasil (1964-1985). Neste sentido, merecem destaque
as canções interpretadas pelos educandos: Pra não dizer que não falei das
flores (de Geraldo Vandré) e Cálice (de Chico Buarque e Gilberto Gil). O
fechamento se deu com a peça teatral que interpretara uma cena centrada em dois
aspectos fundamentais obra, Os que bebem como os cães, do escritor piauiense
Assis Brasil: na voz dos prisioneiros da ditadura – a supressão do grito pela
ordem opressora – nos movimentos traduzidos pelo propósito de seu corpo (a
vigilância e a coerção vigorosa dos carcereiros e de suas “armas”).
Agradecimentos especiais à
educadora Claudiana Mendes, pelo protagonismo, solidariedade e competência que
demonstrou em realizar conosco mais uma valorosa etapa na educação dos nossos
educandos.
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